domingo , 25 outubro 2020

Perito em Autossuperação

Perito em Autossuperação

Ivan Pepeliascov sobreviveu a um grave acidente de moto e depois disso passou a se dedicar a ajudar pessoas a atingirem suas metas no âmbito da saúde. Disposto a provar literalmente que nada é impossível, colocou seu próprio corpo a prova em um projeto onde ganhou e perdeu 40 kg no espaço de um ano e meio.

Confira a jornada do nutricionista e personal trainer e saiba como o poder da mente pode ajudar você a vencer a guerra contra a balança.

Foto: Reprodução Facebook @ivanpepeliascovtrainingresults

Do céu ao chão

Ivan Leite Pepeliascov tinha 30 anos e trabalhava como personal trainer quando a vida aplicou um golpe daqueles difíceis de se levantar. Em dezembro de 2009, saiu de São Paulo rumo à Campos do Jordão em um passeio de moto com um amigo. No meio do caminho um caminhão atravessou a pista e o paulista teve seu corpo prensado pelo guard rail. Fraturas múltiplas, pele dilacerada, pulmão esquerdo perfurado, rins comprometidos e um coágulo encefálico. As lesões eram extensas e os médicos colocaram como certa a amputação da perna esquerda.

Desafiando a medicina e a lógica, o treinador superou todas as expectativas e se recuperou de um trauma físico – e psicológico – praticamente irreversível. “Achavam que eu perderia a perna, e ela está aqui comigo. Achavam que eu passaria o resto da vida numa cadeira de rodas, e estou em pé. Achavam que eu não seria capaz de me exercitar, e eu faço tudo o que fazia antes do acidente. Ninguém consegue explicar o meu progresso, mas eu só posso dizer que ele estava o tempo todo dentro de mim”, conta Ivan.

Propósito de vida

Toda essa vivência árdua proporcionou inúmeros ensinamentos ao Educador Físico,  mas o principal é o poder da autossuperação. “Nós desconhecemos do que somos capazes e só encontramos nossa força interior quando somos obrigados a usá-la”, reforça Ivan.

A habilidade de superar as adversidades da vida acabou se tornando uma nova filosofia de vida do personal trainer. “Minha vida é a base do meu trabalho e o meu trabalho é o que eu mais amo fazer. Entendi que meu propósito de vida é ajudar as pessoas, trazendo saúde, bem estar e qualidade de vida.”

Ivan então decidiu retomar os estudos e cursar nutrição, aprimorando seus treinamentos e potencializando os resultados de seus alunos. “Se eu superei tantos problemas e aqui estou, recuperado, saudável e ativo, só tenho uma coisa a dizer a você: seus objetivos relacionados a saúde, estética corporal e estilo de vida estão todos ao seu alcance. Todos, sejam quais forem. E eu posso colaborar para que você os atinja.”

Projeto “Sanfona”

Não é de hoje que diversas organizações alertam sobre a globalização da obesidade. Atualmente, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo estão acima do peso e cerca de 670 milhões delas são obesas. No Brasil os índices de obesidade cresceram de forma acelerada e mais de 20% da população adulta sofre com o distúrbio. Pesquisas do Ministério da Saúde também indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos já são obesas.

“Muitos clientes meus e amigos falavam que por maior que fosse meu conhecimento técnico relacionado à atividade física e a alimentação, eu não sabia como é ser uma pessoa de sobrepeso ou obesa, nem qual era o tamanho da dificuldade de emagrecer com saúde. Foi então que resolvi desenvolver um projeto focado nesse público”, explica Ivan.

Em 2014, o nutricionista passou a comer alimentos processados e de baixa qualidade, comuns na mesa do brasileiro, como sucos industrializados, bolachas, salgadinhos, enfim. Engordou 40 quilos e passou também a estudar doenças como depressão, bipolaridade e outras síndromes comportamentais que também podem estar associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos.

“Entendi o processo bioquímico e psicológico dessas pessoas vivenciando tudo o que elas sentem, escutam e enxergam. A experiência durou 1 ano e 4 meses e consegui emagrecer todos os quilos que ganhei, voltando ao meu estado normal. Agora transformo a vida desse nicho de pessoas ensinando o poder da autossuperação”, afirmou o idealizador da empresa Ivan Pepeliascov Training Results.

Foto: Reprodução Facebook @ivanpepeliascovtrainingresults

O corpo alcança o que a mente acredita

Toda essa jornada mostrou para Ivan que o treinamento mental também é uma parte importante e decisiva na busca por resultados. Apesar de não ter formação em psicologia, o trabalho mental que o treinador desenvolve junto com o suporte técnico e nutricional é o que faz com que seu trabalho seja cada dia mais reconhecido e prestigiado.

“As pessoas hoje pecam muito pela restrição, fazem um treinamento mínimo. É preciso blindar esses pensamentos imediatistas, mudar a comunicação verbal, não verbal. Todo resultado vem de acordo com o que você pensa. O pensamento gera crença. Acreditar gera ação. Quem faz consegue exatamente o que deseja”, reforça o nutricionista da Black Skull e consultor técnico da Plenitude.

Nova empreitada

A partir da próxima edição, Ivan Pepeliascov passa a integrar a equipe de colunistas da Combat Sport. “Espero contagiar os leitores e fazer com que eles acreditem de corpo, mente e alma no poder da autossuperação. Basta acreditar, querer e, principalmente, agir.”

Sobre combat@123

Check Also

Com Marcio Laselva, Brazilian Jiu-Jitsu segue forte nos EUA

Paulista já tem mais de 11 faixas pretas formados na Terra do Tio Sam e …