sábado , 20 julho 2019

EDITORIAL – Fotografia é História, Arte e Documento

O fotógrafo Adolfo Vargas,
em atividade há mais de sessenta
anos.

Minha convivência no centro da capital paulista vai completar seis décadas. Portanto são muitas histórias a serem contadas, comentadas e compartilhadas com amigos mais velhos ou de minha geração. Os bons e maus momentos que por aqui passamos.
Dentre as centenas de amigos que aqui conquistei posso destacar, nesse momento, o fotógrafo Adolfo Vargas, com 84 anos de idade e mais de sessenta em sua profissão.
Vargas nasceu no Chile, mas emigrou para o Brasil ainda jovem e se estabeleceu na cidade de São Paulo. Sua profissão lhe deu a oportunidade de viver e amar intensamente esta cidade. Conviveu com personalidades da música, do cinema, da política, da boemia e, em especial, do esporte, seu tema principal nas conversas e debates que travamos todo final de cada dia em nosso ponto de encontro, na rua 24 de Maio, no centro da capital.

 

Bom: o que isso tem a ver com o editorial da “Combat Sport”?. A explicação vem por nossa presença na inauguração da exposição “Arte em Punhos”, que foi realizada no dia 30 de setembro. Recebi o convite através do instagram do boxeador Fernando Luís. Comentando com Vargas, mostrei meu interesse em comparecer. Ele me surpreendeu, pois com sua idade e por ser especialista em estúdio e no alto de seus 1,87 metros de altura me intimou, dizendo que também queria ir ao evento.
A exposição foi um sucesso com muita gente jovem, música e abundante alegria no local. Munido de sua Objetiva, Vargas se envolveu procurando o melhor foco para uma boa foto.

 

Interagimos com todos os participantes saindo de nosso cotidiano para uma nova experiência com muitos artistas jovens que estão prontos para criar novas histórias em nossa cidade. Foi um momento interessante e muito produtivopara ambos.
A exposição “Arte em Punhos”, que foi pensada para apresentar o trabalho de quatro artistas que usam os punhos para fotografar, desenhar, esculpir, filmar e lutar se transformou em um momento visual importante e está documentado nesta edição da “Combat Sport” (páginas 26 e 27). Por coincidência também apresentamos outro profissional da fotografia: Edson Okani com o ensaio da fisiculturista Marjorie Beck.
Todos esses fatos nos estimulam a dedicar novos espaços para os artistas da imagem.
Para coroar, publico uma foto inédita do fotógrafo Vargas, na página ao lado, retratando o reverenciado pugilista Eder Jofre, clicada em 1961.

Sobre combat@123

Check Also

Encontro de Gigantes

Minotauro, Esquiva Falcão e outras feras dos ringues participam de ação do UFC no Brasil Franquia …