sábado , 19 junho 2021
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Definição muscular

Importância dos carboidratos

 

Quem busca definição muscular precisa saber qual a importância dos carboidratos para atingir o objetivo.

 

Definição Muscular e dieta low carb

A ideia da redução dos carboidratos é manipular os níveis de glicogênio muscular (estoque de açúcar nos músculos), causando assim uma restrição calórica com o intuito de aumentar o uso de gordura como combustível.
As dietas pobres em carboidrato, como a antigamente conhecidas, dieta do Dr Atikins, South Beach, The Zone, ficaram famosas pelos resultados de perda de peso rápida, isso se dá pelo efeito de redução de glicogênio e água intramuscular já conhecido na literatura, infelizmente (OLSSON; SALTIN, 1970; SCHWARCZ; BERKOFF, 2006).

Referência

Não há uma definição única, como uma fórmula de bolso, para se classificar uma dieta “low carb”, já que o cálculo dependeria do valor calórico total (recomendações em %) e ou do peso corporal da pessoa (recomendações em g/Kg).
Entretanto, muitas dietas low carb utilizam a referência de ingestão total de carboidratos inferior a 70 g/dia, vide a tabela abaixo:

Aplicação

Com relação à sua aplicabilidade, essas dietas são utilizadas, em geral, em pessoas com diabetes ou resistência à insulina, situação em que o organismo possui um desequilíbrio da metabolização de carboidratos.
Um estudo de corte realizado em Israel em 2015, com 800 indivíduos, entre 18 e 70 anos, saudáveis e pré-diabéticos sobre a resposta glicêmica em dietas personalizadas,  mediu durante 1 semana os níveis de glicêmico pós-prandial.
Também foram avaliados parâmetros sanguíneos, antropométrico, atividade física e comportamentos de estilo de vida, além de composição e função da microbiota intestinal.
Os resultados demonstraram alta variabilidade interpessoal na resposta glicêmica pós-prandial individual para o mesmo alimento (ZEEVI et al., 2015).
Dessa forma, cada indivíduo responde de forma diferente ao consumo de carboidrato.

Personalização

A pesquisa evidenciou a necessidade de dietas personalizadas visto que o consumo de uma mesma dieta por diferentes indivíduos tem resposta glicêmica variável e fatores como função da microbiota intestinal e prática de atividade física tem interferência direta nessa resposta. Assim, recomendações alimentares gerais podem ter eficácia limitada.
O estudo representa um importante passo em direção à nutrição personalizada, prevendo resposta ao açúcar alimentar, bem como a importância da análise da resposta individual do organismo ao alimento (ZEEVI et al., 2015).

Definição muscular – Dieta Low Carb – Prós

  • Redução de peso corporal (kg) devido à desidratação dos músculos e restrição glicídica nas primeiras semanas (OLSSON; SALTIN, 1970).
  • Há estudos de melhora da performance em atletas submetidos a dietas de baixo carboidrato, causado pelas adaptações musculares e mitocondriais dos atletas a longo prazo (BURKE, 2011).

Definição muscular – Dieta Low Carb – Contras

  • Não há evidências da eficiência da perda de peso a longo prazo, quando comparado a uma restrição calórica tradicional, além de que a perda de peso inicial não é de gordura OLSSON; SALTIN, 1970).
  • As dietas com baixo carboidrato podem desencadear cetoacidose, gerada pelo metabolismo de gorduras na falta de carboidratos como energia, podendo causar náuseas, desidratação, tontura, fadiga e mau hálito (GOMES; SILVA; WAJCHENBERG, 2013).
  • Pode causar queda de desempenho físico quando feita de forma errada (MICHALCZYK et al., 2018).

Dessa forma, para a definição muscular, podemos concluir que não há uma fórmula única e específica para se reduzir carboidratos da dieta, é preciso levar em consideração diversos fatores do indivíduo como um todo.
Portanto podemos destacar a importância do profissional nutricionista específico para realizar a conduta nutricional adequada às necessidades do organismo.

PhD. Felipe Donatto
Nutricionista e Max Expert

 

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fonte: https://maxtitanium.com.br/blog/definicao-muscular-e-carboidratos/

Referências
ZEEVI, David et al. Personalized Nutrition by Prediction of Glycemic Responses. Cell, [s.l.], v. 163, n. 5, p.1079-1094, nov. 2015. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.cell.2015.11.001. SCHWARCZ, Joe; BERKOFF, Fran. Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos: Dieta Pobre em Carboidratos. Rio de Janeiro: Readers Digest, 2006. OLSSON, Karl‐erik; SALTIN, Bengt. Variation in Total Body Water with Muscle Glycogen Changes in Man. Acta Physiologica Scandinavica, From The Department Of Physiology, Gymnastik- Och Idrottshogskolan, And The Orthopedic Clinic, Karolinska Institutet, Stockholm, Sweden, v. 80, n. 1, p.8-11, 1970. WYLIE-ROSETT, Judith et al. Health Effects of Low-Carbohydrate Diets: Wher Should New Research Go? Current Diabetes Reports, New York U.S.A., v. 13, n. 2, p. 271-278, 2013. GOMES, Karla Fabiana Brasil; SILVA, Giordana Maluf da; WAJCHENBERG, Bernardo Leo. Rose Ferreira dos Santos: Maria Elizabeth Rossi da Silva. In: SAWAYA, Ana Lydia; LEANDRO, Carol Góis; WAITZBERG, Dan L.. Fisiologia da Nutrição: na Saúde e na Doença. São Paulo: Atheneu, 2013. p. 601. PERSONALIZED Nutrition by Prediction of Glycemic Responses. Israel, 2015. P&B. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hZWLy7FLvZ4&t=144s>. Acesso em: 10 out. 2019. BURKE, Louise M.. Carbohydrates for training and competition. Journal Of Sports Sciences, Department Of Sports Medicine, Australian Institute Of Sport, Belconnen, Act, Australia, v. 1, n. 291, p.17-27, 2011. MICHALCZYK, Małgorzata et al. No Modification in Blood Lipoprotein Concentration but Changes in Body Composition after 4 Weeks of Low Carbohydrate Diet (LCD) Followed by 7 Days of Carbohydrate Loading in Basketball Players. Journal Of Human Kinectis, Department Of Sport Nutrition, Academy Of Physical Education Im. J. Kukuczki In Katowice, Katowice, Poland., v. 65, n. 1, p.125-136, 2018. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6341968/>. Acesso em: 10 out. 2019.

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