sábado , 20 julho 2019

Arnold Sports Festival South America

 

Arnold Sports Festival South America
Reflete Aquecimento do Mercado Fitness e de
Suplementos Alimentares no Brasil

O Arnold Sports Festival South America, inspirado na personalidade de seu criador, consolidou-se como um dos eventos mais bem sucedidos do mercado. Chegando à sua sexta edição no Brasil – segunda em São Paulo (SP) – em 2018, o evento é hoje a maior feira internacional de Nutrição Esportiva, Performance e Fitness do continente e nesta temporada contou também com um pavilhão dedicado à promoção de empresas e serviços ligados à saúde, qualidade de vida e bem estar, além de um Festival com competições envolvendo 40 modalidades esportivas, uma área exclusiva para Educação Continuada (cursos, palestras e workshops) e um Boulevard com ações dos patrocinadores e ativações junto ao público.

“Construímos um mercado cada vez mais sólido, capaz de sobreviver à crise econômica dos últimos anos e ainda apresentar crescimento. Com o objetivo de ter todas as experiências em um único ambiente, o Arnold Sports Festival South America se transformou em uma feira multisetorial, unindo o Fitness ao esporte, nutrição esportiva, saúde, fisioterapia, moda, competições e apresentações esportivas”, explica Ana Paula Leal Graziano, diretora da Savaget & Excalibur e sócia, juntamente com Luis Felipe Bonilha, de Arnold Schwarzenegger na feira que leva o nome do astro no Brasil.

ARNOLD 2018 EM NÚMEROS
Segundo dados divulgados pela organização do evento, em três dias de feira (20, 21 e 22 de abril), foram aproximadamente 83 mil pessoas andando pelos corredores do Transamérica Expo Center, maior marca dos últimos 6 anos (o recorde anterior eram as 82 mil pessoas na edição de 2015). Também estiveram presentes em torno de 2.500 profissionais de nutrição, medicina esportiva e educação física que ministraram palestras e workshops, além de mais de 10 mil atletas competindo.

Foram 6.780 lojistas e 960 proprietários de academias participando nesta temporada, o que também corresponde a um crescimento acima de 70% em número de empresários e comerciantes interessados em fechar negócios com os 152 expositores presentes à feira. Para cobrir essa ampla gama de atrações, um verdadeiro batalhão com 700 jornalistas e influenciadores digitais foram credenciados.

O volume de negócios também superou as expectativas, com R$ 110 milhões de reais movimentados entre os expositores da indústria de nutrição esportiva, equipamentos para academias e Fitness.

AQUECIMENTO DO MERCADO
As marcas expressivas e recordes do evento refletem também o bom momento vivido pelos players deste mercado. Apesar de enfrentar uma das piores crises financeiras que assolaram o país, a indústria de nutrição esportiva e suplementação alimentar mostrou sua força e tem registrado resultados surpreendentes no que diz respeito ao consumo.
Uma pesquisa recente, divulgada com exclusividade pelo site da revista VEJA mostrou que 54% dos brasileiros tomam algum tipo de suplemento alimentar, índice próximo ao dos Estados Unidos, onde 68% das pessoas afirmam utilizar esse tipo de produto. Ainda de acordo com o estudo, as mulheres são as principais consumidoras, apostando geralmente em vitaminas, minerais e óleos. Já os homens compram mais itens relacionados à prática de exercícios, como proteínas e aminoácidos.

Cerca de 86% dos entrevistados afirmaram consumir suplementos por questões de saúde, 57% ingerem devido à prática de atividade física e 45% relatam utilizar por razões estéticas, como definir a massa muscular ou prevenir o envelhecimento. O gasto médio mensal está calculado entre R$ 51,00 e R$ 100,00 reais.
“O mercado faturou cerca de R$ 2,2 bilhões em 2017, crescendo 9% em relação ao ano anterior e a expectativa para esse ano é atingir R$ 2,5 bilhões. O potencial de crescimento é grande, já que 55 a 60 milhões de pessoas praticam atividade física no país e deste público apenas 10% consome suplementos hoje”, afirma Marcelo Bella, CEO da Black Skull Usa e presidente da Abenutri (Associação Brasileira de Empresas de Produtores Nutricionais).

Pesquisas mostram que em 2016 aproximadamente 1,9% do PIB brasileiro estava ligado às movimentações da indústria do esporte. Isso engloba academias, clubes, marketing, vestuários, artigos esportivos, equipamentos e serviços.

TECNOLOGIA COMO ALIADA
O Salão de Equipamentos criado dentro do Arnold Sports Festival South America 2018 proporcionou um verdadeiro intercâmbio tecnológico, apresentando o que há de mais moderno em equipamentos, produtos e serviços para academias.
Dados da Global Report 2017, relatório anual da IHRSA (International Health, Racquet and Sportsclub Association), uma das maiores entidades do setor, mostram que existem atualmente mais de 34 mil academias espalhadas pelo Brasil, com mais de 9,6 milhões de alunos matriculados.

Pesquisas indicam ainda que existem mais de 7 mil lojas de produtos especializados no setor esportivo no país e cerca de 14 mil lojas vendem algum artigo relacionado ao esporte. O varejo fatura cerca de R$.5 bilhões de reais anualmente.

“A cadeia de consumo favorece o mercado e isso se inicia com o jovem. Ele quer ser diferente, quer estar com uma boa aparência, busca se inserir em algum grupo social e por isso acaba na academia. Lá ele treina e muitas vezes é orientado pelo professor a incorporar suplementos na alimentação. Ele acaba adquirindo equipamentos esportivos, roupas… e isso tudo movimenta dinheiro. E na crise, a solução foi comprar produtos mais baratos e/ou recorrer às academias low cost para não deixar a saúde de lado”, reforça Marcelo Bella, que tem mais de 30 anos de experiência no mercado.

 

 

Filipe Bragança,
CEO da Integralmedica

 

 

“A principal novidade da marca ficou com o relançamento da Linha Darkness. Fizemos uma nova identidade visual do rótulo…”

 

INTEGRALMEDICA:

Transformando a Crise em Oportunidade
Com a economia ainda se recuperando de uma das piores crises dos últimos anos, Filipe Bragança, da Integralmedica não imaginava que logo no início de 2018 estaria com seu galpão de distribuição vazio. Mas foi o que aconteceu. As vendas da marca líder no segmento de nutrição esportiva no país superaram as expectativas e praticamente zeraram o estoque de produtos.
“Foi uma grande surpresa, o mercado aqueceu e tudo o que estava represado saiu. Agora estamos novamente com o galpão lotado e prontos para enviar nossos produtos para todo o território nacional”, contou Filipe.
Mas se para muitos a crise pesou, para a Integralmedica as dificuldades foram vistas como oportunidade. “Como no inverno a tendência é de menor consumo, nós aproveitamos esse período para refletir e planejar nosso negócio. Fizemos uma engenharia produtiva, diminuímos custos, otimizamos a produção e hoje ganhamos em escala. Não foi simples, a crise tirou empregos e diminuiu a capacidade do poder de compra, mas nós atravessamos essa fase de forma positiva”, explica o gestor.
Com um dos maiores stands, a marca envolveu 150 colaboradores e ativações com vários atletas prestigiados do momento. Um deles foi Rafael Brandão, atleta mais bem cotado para o Mr.Olimpia 2018, categoria Open. O último brasileiro a chegar tão longe foi Luís Otávio, há 30 anos.
A principal novidade da marca ficou com o relançamento da Linha Darkness. “Fizemos uma nova identidade visual do rótulo. No ano anterior tínhamos renovado as outras linhas e deixamos essa para um momento especial, como o Arnold 2018”, explica Filipe, que também avalia o evento como muito positivo para a empresa.
“Tivemos um recorde de vendas, um aumento de aproximadamente 20% em relação a 2017. Com dois stands, muitas atrações e lançamentos, acredito que tivemos uma atuação exemplar”, finaliza Filipe.

 

Da esquerda para a direita, os atletas Fabiano Ferreira, Jefferson e James Bondi abrilhantaram o evento com as suas apresentações.

 

Espaço do relançamento da Linha Darkness.
Espaço do relançamento da Linha Darkness.

 

 

 

 

 

A empresa apresentou-se em grande estilo com dois enormes stands; um para a linha Darkness e outro para a linha Integralmedica, com distribuição de brindes, apresentações, atividades e muita interação com o público.

Sobre combat@123

Check Also

EU, NUTRICIONISTA

Lançando seu sexto livro – Eu, Nutricionista -, Rodolfo Peres, um dos pioneiros da Nutrição …