segunda-feira , 21 outubro 2019

NOVA VISTA – Viaduto do Café ganha fôlego com projeto de revitalização comandado por Moisés Gibi

NOVA VISTA

Viaduto do Café ganha fôlego com projeto de revitalização comandado por Moisés Gibi

 

Tetracampeão mundial de muay thai, Moisés Batista de Souza, o Gigi, celebrou no dia 1º de novembro de 2018 uma vitória histórica. A Associação Gibi Competition Sports assinou um Termo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de São Paulo para a criação de um Centro Esportivo sob o Viaduto Júlio de Mesquita Filho (Viaduto do Café), na Bela Vista.

 

O Complexo #9 será um espaço multifuncional que irá oferecer à comunidade local – e a população paulistana no geral – atividades poliesportivas (aulas de boxe, muay thai, futebol, corrida, pista de skate e área para crossfit), além de eventos culturais dos mais variados tipos (shows, teatro, palestras), projetos sócio-educativos (cursos de alfabetização e capacitação, oficinas de artesanato, consultório dentário e atendimento social) e ações que fomentem sustentabilidade e a economia colaborativa.

 

“É importante destacar que não se trata de um projeto social, é algo muito além disso. Queremos que o Complexo #9 seja um caminho para tirar as pessoas da marginalidade, oferecendo um espaço seguro e bem estruturado aos seus frequentadores, sejam eles pessoas carentes ou não, que poderá ser utilizado tanto para prática de atividades físicas e culturais, como para ações periódicas de cidadania, por exemplo retirada de documentos, feiras de livros e produtos orgânicos, doação de roupas, doação de animais, etc. Trata-se de um local acessível para toda a população”, explicou Gibi.

 

“Os viadutos são espaços mal utilizados, ocupados irregularmente, então projetos como esse são ótimos para dar mais qualidade de vida para a população. Será um espaço de convivência que esperamos ver replicado em outros pontos da cidade”, afirmou o prefeito Bruno Covas em entrevista concedida no dia da assinatura do termo.

 

A inspiração de Gibi para o local veio de construções similares já existentes no Japão e Argentina. O projeto de revitalização do local foi assinado pelo arquiteto Nelson Presbiteris. Todo investimento para recuperação e manutenção do espaço será feito pela iniciativa privada, que em contrapartida poderá explorar comercialmente o local com vendas de produtos, food trucks, etc. À prefeitura coube a cessão do espaço, mas a administração será feita integralmente pela equipe de Gibi.

 

“Existe claro o desejo de atuar com esportes, formando atletas e disseminando a cultura esportiva. Uma parte das aulas será dedicada para alunos carentes, que podem ter no esporte uma oportunidade de mudar de vida, mas as pessoas comuns que queriam praticar esporte para melhoria da qualidade de vida também serão beneficiadas além do esporte em si. Teremos uma área reurbanizada, com paisagismo nativo e artes visuais, que irá utilizar recursos sustentáveis em energia e saneamento. Será um grande espaço para convivência, com quadras poliesportivas, praça de alimentação, espaço multicultural para eventos, playground, bancos, jardins e salas para cursos, atendimentos e palestras. É um projeto para todos”, reforçou Gibi.

 

O próprio nome escolhido para o projeto reforça o caráter agregador da ideia. A Hashtag (ou quadrado) é usada como marcador para palavras-chave nas redes sociais e também para mapear conceitos. O número 9, por aparecer no fim das dezenas, representa um novo ciclo e também está ligado ao amor incondicional por tudo e todos. “Os dois símbolos juntos sintetizam o objetivo do complexo: ser um marco na cidade, trazendo mudanças para população. E coincidentemente um dos lados do complexo está situado na Av. 9 de julho”, finalizou Gibi.

 

A entrega da primeira fase do projeto está prevista para o dia 25 de janeiro de 2019.

 

O atual prefeito da capital de São Paulo, Bruno Covas, à esquerda, e Moisés Gibi, à direita, com o termo de cooperação assinado.

Sobre combat@123

Check Also

ARNOLD 2019 – BLACK SKULL : Old School e a nova geração caminhando juntas

BLACK SKULL : Old School e a nova geração caminhando juntas   “Quem não conhece …