quarta-feira , 25 novembro 2020

MELATONINA

Uma boa noite de sono é fundamental para otimizar sua recuperação muscular, ainda mais quando se treina de forma intensa dia após dia.

Inúmeros fatores interferem na produção natural de melatonina, desde exercícios intensos, ingestão de álcool, muita luz no quarto antes de dormir, alguns medicamentos anti-inflamatórios e outros.

Sensação de bem estar, humor, apetite são alguns dos fatores afetados quando sua produção de melatonina está baixo em seu corpo. A sua suplementação pode ser efetiva a regular o sono e problemas advindos de jet lag, e nesse caso viajantes que suplementam no dia da viagem tem melhores resultados dos que já vem fazendo uso há alguns dias. .

Para manter seus níveis regulares de melatonina procure dormir sempre ou perto do mesmo horário, crie uma rotina, procure ir para cama apenas quando for dormir, mantenha baixa incidência de luz perto desse horário, evite álcool e para aqueles que possuem alguma desordem procure fazer atividade física nos períodos mais cedo do dia e evite bebidas energéticas ou cafeína próximos ao período noturno.

Quando acordar não fique enrolando na cama por mais 5, 10 minutos de sono, esse “descanso” adicional geralmente te deixara mais cansado. A alimentação antes de dormir também é fundamental para melhorar a qualidade do seu sono, para isso procure um nutricionista.

 

Marcelo Steinle CRN3 55086 Nutricionista Esportivo

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