quinta-feira , 27 fevereiro 2020

DICAS DE NUTRIÇÃO PARA TURBINAR O SEU PROJETO VERÃO

 

O verão já está aí e colocar em prática tudo aquilo que foi prometido no Réveillon passado parece uma missão impossível.
Nesse período de infinitas confraternizações, manter uma alimentação saudável não é tarefa fácil. Sabemos que as comemorações são cheias de gostosuras, além de exagerarmos um pouquinho no consumo de álcool.
De toda forma, seguem algumas dicas que podem auxiliá-los a não sair dos trilhos:

 

 

1) Alimentação saudável – uma meta para a vida
Manter uma ingestão energética adequada é fundamental não apenas para alcançar o seu objetivo, mas para uma melhor qualidade de vida.

2) Dieta personalizada – um passo para o sucesso
A melhor dieta é aquela elaborada de acordo com o seu estado de saúde e suas atividades diárias, lembrando que cada indivíduo possui uma necessidade, ou seja, as dietas prontas podem até dar um empurrãozinho, mas o ideal é que a prescrição alimentar seja personalizada.

3) De olho no balanço energético
A quantidade de energia obtida através da alimentação versus o dispêndio de energia do organismo nas atividades diárias possibilita chegarmos ao balanço energético. Fiquem atentos nesse balanço, que pode ser negativo ou positivo. Procure ajuda de um profissional qualificado para elaborar um cardápio que considere todos esses elementos.

4) Alimentos – uma escolha ao nosso alcance
Dê preferência por refeições leves e equilibradas, incluindo nas refeições principais, no mínimo, três porções entre verdura e legumes, uma porção de frutas e carboidratos complexos (preferencialmente na forma integral), além de proteínas e gorduras de qualidades.
Verduras, legumes e frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, devendo estar presentes diariamente nas refeições principais.
Por outro lado, evite o consumo de frituras, açúcares, refrigerantes, salgadinhos e outros alimentos industrializados. Alimentos industrializados possuem muito sódio em sua composição, lembrando que a quantidade recomendada de sal por dia é de no máximo uma colher de chá rasa.

5) Leitura do rótulo – um mal necessário
Parece ser chato ir ao mercado e ficar lendo os rótulos dos alimentos, mas pense que o tempo gasto com essa tarefa pode auxiliar em melhores escolhas.
Todo alimento pronto possui uma distribuição entre os macros e micros nutrientes. Leiam a lista de ingrediente utilizados na preparação desse alimento, optando, sempre que possível, pelo o que possui o maior equilíbrio e que tenha uma menor quantidade de sódio, gordura e açúcar.

6) Hidrate-se sem moderação
É sabido que a água representa cerca de 60% a 80% do peso total do corpo humano e esse percentual de água no organismo humano diminui com a idade, ou seja, iniciamos o nosso clico de vida por volta de 80% e na fase adulta chegamos até 60%.
Vale lembrar que a hidratação do seu organismo pode ser feita não só através da ingestão de água, mas também de outras bebidas, tais como: sucos, chás, bebidas energéticas e outros alimentos com maior quantidade de água na sua composição.
O consumo muito reduzido de água pode originar diversas disfunções: acúmulo de gorduras, baixo tônus muscular, deficiências digestivas, prisão de ventre, dores de cabeça, enxaqueca, problemas nas articulações e ressecamento da pele, entre outros.

Obs: Cuidado com o consumo das bebidas alcoólicas, pois o álcool tem um efeito diurético e catabólico.

7) Torne sua vida mais saudável com atividades físicas
Procure praticar pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente; isso lhe ajudará a manter o peso. Caso queira alcançar um déficit negativo e acelerar o processo de redução de peso, aumente um pouco mais esse tempo ou até mesmo a intensidade do seu treino, dentro de limites saudáveis.
A prática de atividade física deve ser agradável, evitando assim o sabotamento; então é importante descobrir qual atividade lhe trará prazer e principalmente beneficio para a sua saúde.
Não deixe a agitação do cotidiano acabar com suas energias. Faça atividades físicas regulares e, se for o caso, suplemente para viabilizar melhores resultados, vigor e energia.

8) Suplementos alimentares – mitos a serem desvendados
Desmistifiquem a suplementação, procurando informações adequadas sobre elas. Há uma infinidade de suplementos, assim como indicações e respectivos benefícios para cada pessoa.
Suplementos são fontes alimentares e têm por finalidade complementar a ingestão de macros e micro nutrientes. Em regra, não sintetizamos tudo que é necessário ao nosso organismo e por isso, a avaliação e prescrição de suplementos por um profissional adequado podem ajudar a identificar e minimizar tais deficiências. A realização de exercício físico também é responsável por aumentar as necessidades de ingestão de alguns nutrientes. Fiquem atentos!

9) Principais funções dos suplementos:
Proteínas: elemento fundamental de qualquer dieta que prima pela manutenção da massa muscular. Manter um bom percentual de massa muscular é essencial em todas as fases de nossa vida.
Carboidratos: são importantes substratos energéticos para a contração muscular durante o exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração.
Lipídios: nutriente da classe dos macronutrientes no fornecimento de energia, a importância de maior reserva de fonte energética no corpo humano.
Polivitamínicos: regulam os nutrientes do corpo, ajudando na síntese de proteínas, carboidratos e gorduras, além de potencializar os efeitos anabólicos (massa muscular).
Antioxidantes: retardam os efeitos do envelhecimento, evitando o processo oxidativo, ou seja, a morte celular.
Hipercalóricos: auxiliam no ganho de peso, quando consumido de forma adequada.
Termogênicos: propiciam a termogênese, ou seja, ajudam na redução da gordura corporal.

TEXTO: Reginaldo Alves Bispo – Nutricionista CRN3 31509

SÃO PAULO/SP – AV. ANGELICA 321, CONJ. 151 – SANTA CECILIA. TEL.:(15)98170-3512

AGENDE SUA CONSULTA PELO LINK: https://apps.saudevianet.com.br/clinica/rbnutri

 

Lembrem-se, nutrição balanceada é algo inerente aos que se preocupam com saúde e bem estar. Portanto, procure auxílio de um profissional (nutricionista) para obter um diagnóstico personalizado e condizente com seus objetivos.

 

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