quinta-feira , 18 julho 2019

Alimentos Termogênicos – Como deixar sua dieta mais Termogênica e queimar mais calorias

Os alimentos termogênicos estão super na moda, fazem bem à saúde e ajudam a emagrecer. Estes alimentos têm a propriedade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e com isso fazem o organismo gastar mais energia, queimando gorduras e favorecendo o emagrecimento.


Para entendermos como agem estes alimentos temos que pensar que quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o poder termogênico. Temos como exemplo as proteínas, gorduras e algumas especiarias e temperos.
Mas não adianta somente ingerir estes alimentos sem atividade física! Também temos que prestar atenção quanto ao consumo dos alimentos termogênicos. Quem for ingerir não pode ter nenhuma restrição médica. Indivíduos com hipertensão, insônia e ansiedade devem tomar cuidado.
Ter uma dieta saudável, equilibrada em macro e micro nutrientes e também saborosa é muito importante.

Na nossa cozinha a cultura Brasileira é rica em ingredientes termogênicos, além das usadas no quotidiano, como o alho, cebola, cheiro verde, louro, manjericão e as ervas.
Vamos conhecer alguns destes ingredientes: pimentas vermelha e dedo de moça, gengibre, canela, linhaça, curry, cúrcuma, cominho, vinagre de maçã, mostarda e outros.
Os alimentos termogênicos devem ser consumidos com regularidade e por isso exigem criatividade na hora do preparo.

Pimenta Vermelha: É rica em Capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo e aumenta até 20% a atividade metabólica. Para isto, a ingestão diária recomendada é de 3gr/dia.
Gengibre: Raiz, com ação bactericida. Desintoxicante, melhora o sistema digestivo, respiratório, circulatório e favorece a queima de gordura corporal.
Canela: Além da ação estimulante, também facilita a digestão, combate a flatulência e diminui o nível de açúcar do sangue. Bom para portadores de diabetes.
Linhaça: Acelera a queima calórica, regulariza o intestino e aumenta o sistema imunológico.
Café: Contém cafeína, estimulante e termogênico natural, auxilia a manter o foco e se manter em estado de alerta. Altas doses podem acarretar problemas estomacais, insônia e ansiedade.

Cacau: Possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração e à circulação. Também é antialérgico, antiviral e anti-inflamatório.
Mostarda: O componente ativo da mostarda, o tumérico, deixa mais lenta a formação do tecido adiposo ( gordura). Adicione os grãos de mostarda a molhos, caldos e pratos especiais.
Cardamomo: Melhora a digestão e tem efeito estimulante ativando a queima calórica. Adicionar de 2 a 3 sementes em sucos desintoxicantes e energéticos, chás ou bebidas de preferência.
Vinagre de maçã: O ácido acético aumenta a termogênese. Utilizar em saladas ou temperos.

Chá Verde: Possui efeito termogênico indireto, que é potencializado em combinação com a cafeína. As catequinas (fitoterápico com ação antioxidante) do chá verde inibem a degradação de noradrenalina e deste modo, prolongam a ação termogênica do mesmo. Enquanto isso, a cafeína interage com noradrenalina (hormônio que atua sobre o estresse, ansiedade…) estimulando o processo de termogênese.
Alimento s com Ômega 3: Salmão, atum, sardinha… Aumentam o metabolismo através da digestão. Diminui a retenção hídrica. Anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares.

Recitas Termogênicas
Sardinha ao molho de pimenta
Ingredientes
4 dentes de alho socados
1 cebola picada
1 punhado de pimenta vermelha
½ kg de sardinha
1 embalagem de molho de tomate
Vinagre a gosto
Modo de fazer
Misture o alho, a cebola e a pimenta. Numa panela de pressão, coloque o molho, a sardinha, um pouco de vinagre e o tempero reservado. Cozinhe na pressão e sirva em seguida.
Suco emagrecedor
1 a 2 folhas de couve previamente higienizadas
Lascas de gengibre (1 colher de chá)
½ copo de água de coco
1 maçã com casca
1 limão espremido
Preparo:
Bater no liquidificador, coar e servir.
Sopa de abóbora, couve e gengibre
½ colher (chá) de azeite de oliva
1 cebola média
2 dentes de alho
1 kg de abóbora descascada e picada
4 xícaras (chá) de água fervente
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de noz-moscada em pó
Gengibre ralado
Salsa e cebolinha secas para decorar
4 folhas de couve picadas bem fininhas
Modo de Fazer
Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente a abóbora picada e refogue por 2 minutos. Adicione a água fervente, o sal e a pimenta. Cozinhe por cerca de 30 minutos. Junte a noz-moscada e o gengibre e bata no liquidificador ou no processador de alimentos.
Decore com salsa e cebolinha picadas e a couve cortada em tirinhas bem finas.
Filé de peixe ao molho vermelho com pimenta
Ingredientes
500g de filé de peixe
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
5 tomates picados
1/2 xícara de azeitonas picadas
1 colher de sopa de salsa e cebolinha picada
Suco de 1 limão
1/4 de colher de chá de pimenta calabresa em flocos
Modo de Fazer
Em uma panela junte o azeite, a cebola, os alhos picados e refogue. Acrescente os tomates, a salsa e cebolinha, as azeitonas, a pimenta calabresa e deixe cozinhar levemente. Após cozinhar, coloque o molho em um refratário, acrescente os filés e o suco de limão. Coloque em forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até os filés estarem cozidos.
Chás Termogênicos
Os chás termogênicos também são importantes para aumentar o metabolismo e acelerar a queima de gorduras, mas tem alguns fatores diferenciais para o emagrecimento devido a sua função ativadora intestinal. Também auxilia no controle da ansiedade, sacietógeno e ainda ativam a circulação, melhorando a celulite. Podem ser consumidos diariamente de uma a três xícaras por
dia, com intervalos de pelo menos 6 horas entre uma xícara e outra, lembrando que é melhor não tomar a noite, pois podem provocar insônia.
Chá de gengibre com canela
1 colher de chá de chá verde em pó ou em sachê (em pó o chá
é mais potente)
1 pedaço médio de raiz de gengibre picada
Canela em pau ou em pó, a gosto.
1 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
Tire toda a casca do gengibre, corte e amasse com um garfo, misture o gengibre com o chá verde e depois acrescente água fervente. Deixe em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe, acrescente a canela a gosto, mexa e consuma ainda quente.
Chá verde com hibisco
Duas colheres de chá verde
Duas colheres de chá de hibisco
Gengibre e limão
Um litro de água
Modo de preparo:
Misture o chá verde e o chá de hibisco e coloque em um litro de água quente. Deixe repousar por alguns minutos e depois acrescente as raspas de limão e gengibre. Coe e tome em seguida.
Lembre-se que para emagrecer é necessário uma dieta balanceada, orientada por nutricionistas e a prática regular de atividades físicas.

– Nutricionista CRN 8457 Pr
– Personal Trainer CREF 2998 G Pr
– Especialista em Treinamento Desportivo
– Especialista em Fitoterapia
– Mestranda em Nutrição e Biotecnologia de Alimentos
– Integral Expert
– Bi-Campeã Mundial e Miss Universo Bodybuilding
– Contato: larissagcunha@hotmail.com

Sobre combat@123

Check Also

BLACK SKULL USA: Saúde, Performance e Lifestyle

” Este é o maior evento do setor que, assim como o mercado de suplementos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *